Construir equipes capacitadas, integradas e funcionais é um dos principais desafios da gestão de pessoas. Para alcançar esse resultado é essencial encontrar os profissionais certos para as vagas correspondentes. Nesse contexto, ter uma boa estratégia de atração de talentos é fundamental.
Afinal, as pessoas precisam ter interesse em trabalhar na sua empresa para que se candidatem e participem dos processos seletivos. Com a abordagem adequada nesse sentido, fica mais fácil encontrar os talentos mais adequados para atender às necessidades do negócio.
Na sequência, você descobrirá o que é a atração de talentos e como alcançar os resultados desejados. Boa leitura!
O que é atração de talentos?
A atração de talentos consiste no processo de despertar o interesse de pessoas com as habilidades e experiência necessárias para que elas se candidatem a uma vaga na empresa. Essa é uma etapa crucial entre ter uma posição disponível na companhia e preenchê-la corretamente.
Se a atração de talentos for insuficiente, por exemplo, profissionais de recrutamento e lideranças terão poucas alternativas no momento de escolher quem deve ser contratado. Já se a atração de talentos for incorreta ou mal direcionada, profissionais com características desalinhadas entrarão nos processos seletivos.
Logo, essa é uma fase crítica para qualquer empresa que deseje ter times capacitados e alinhados. Se essa atração falhar, outros passos também provavelmente falharão.
Por que é importante investir na atração de talentos?
Ao investir na atração de talentos, é possível obter diversos benefícios para o negócio, inclusive em relação às operações e custos. As vantagens se tornam ainda mais intensas quando a companhia se torna capaz de atrair talentos mais qualificados.
Entre os principais benefícios estão:
redução no tempo de contratação, pois não é necessário esperar tanto para captar interessados;
contratação de talentos qualificados e engajados, considerando que bons profissionais preferem os melhores empregadores;
redução do turnover, já que há mais chances de encontrar a pessoa candidata ideal em um processo seletivo com vários profissionais;
diminuição nos custos com contratação, tanto pela redução do tempo quanto pela diminuição do turnover;
consolidação da imagem da marca perante os talentos, podendo se tornar um ativo da companhia.
Como atrair talentos?
Fomentar a captação de talentos depende de uma estratégia bem estruturada e que deve ser colocada em prática para criar um ambiente atraente. Desse modo, os candidatos externos terão cada vez mais interesse em participar dos processos seletivos para entrar na empresa.
A seguir, veja quais medidas adotar para atrair talentos com mais facilidade e efetividade!
Invista em cultura organizacional e no employer branding
Para fazer com que os profissionais externos queiram entrar na empresa é essencial construir uma boa imagem do negócio. Isso envolve a chamada marca empregadora ou employer branding.
Graças a ela, é possível despertar mais facilmente o interesse das pessoas no negócio, atraindo cada vez mais talentos. Ainda, isso tem a ver com a forma como o negócio é visto por colaboradores, ex-colaboradores e demais profissionais do mercado.
Entre as iniciativas para construir uma boa imagem de marca está o investimento na cultura organizacional. Ela serve para orientar como agir e tomar decisões, além de garantir mais integração e direcionamento à atuação.
Nesse sentido, uma das formas de atestar o comprometimento da companhia na criação de um ambiente saudável e positivo de trabalho é por meio da certificação Great Place to Work.
Para obtê-la, as empresas precisam passar por uma série de avaliações, incluindo as percepções e o engajamento dos colaboradores. Ao se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, é possível comunicar essa questão com mais eficiência, o que ajuda a se destacar e atrair mais talentos.
Promova os valores da empresa
Ter uma cultura organizacional e uma marca empregadora fortes depende dos valores do negócio. É crucial tê-los bem definidos, já que eles também se relacionam com o propósito do trabalho e com a visão da empresa.
Por isso, é interessante envolver todas as pessoas na consolidação e na aplicação desses valores. A ideia é garantir que os valores sejam verdadeiramente vividos por todos, ajudando em sua consolidação.
Também é essencial que a alta liderança dê o exemplo. Essa é uma forma de estimular outros profissionais a incorporarem os valores do negócio, o que também será transmitido aos talentos externos. Com o alinhamento de valores, será possível atrair cada vez mais os candidatos certos.
Estruture corretamente o processo de seleção
Ter um bom processo de seleção também é essencial para atrair talentos com mais facilidade e efetividade. Afinal, cerca de 60% dos candidatos já desistiram de uma candidatura sem finalizá-la pelo processo ser longo ou complexo.
Em vez disso, o ideal é facilitar o processo de candidatura para criar, desde o começo, uma boa experiência para as pessoas candidatas. Também é preciso planejar o processo seletivo para ele ser eficiente, sem ser cansativo.
No lugar de fazer longas etapas de entrevistas que duram semanas ou meses, o ideal é focar em algo mais dinâmico. No entanto, isso não significa abrir mão de fazer uma boa seleção com base nos critérios.
Também é essencial oferecer transparência no processo de seleção, indicando quais são as próximas etapas. Entre as fases, o ideal é fornecer feedback efetivo e, de preferência, personalizado. Mesmo os candidatos não aprovados terão uma boa impressão da empresa — e poderão se candidatar futuramente em novas vagas.
Ofereça bons benefícios
Favorecer a atração de talentos também depende de oferecer aquilo que as pessoas desejam encontrar no ambiente de trabalho. Isso exige conhecer quais são as prioridades e preferências dos profissionais, de modo geral.
Para ajudar nessa missão, o ideal é utilizar dados concretos. No nosso relatório “Trabalho Ideal”, entrevistamos 1376 pessoas sobre questões profissionais. Entre as questões consideradas mais importantes no trabalho, se destacaram os seguintes temas:
alinhamento com valores e propósito: escolhido por 72,2% dos respondentes;
flexibilidade: 66,9%
remuneração: 64,2%
benefícios de saúde mental e bem-estar: 61,3%;
formato de trabalho: 58,1%;
ESG: 53%;
diversidade e inclusão: 44%;
reconhecimento da empresa no mercado: 36,9%.
O fato é que oferecer uma remuneração competitiva é relevante, mas já não é o suficiente para realmente fomentar a atração de bons candidatos. Sendo assim, é essencial ser capaz de oferecer as condições que mais interessam ao público.
Isso significa, por exemplo, considerar benefícios flexíveis, que permitam a cada pessoa escolher a melhor distribuição. Nos tópicos a seguir, você entenderá melhor como incorporar as necessidades dos profissionais ao ambiente de trabalho.
Apresente oportunidades de desenvolvimento
Também é cada vez mais importante fornecer aos talentos oportunidades relacionadas ao desenvolvimento e ao crescimento profissional. No relatório “Trabalho Ideal”, por exemplo, 86,9% gostariam de ter mais oportunidades de desenvolver habilidades técnicas, as chamadas hard skills.
O desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) também é desejado pelos profissionais. As principais incluem:
desenvolvimento de liderança;
autoconhecimento e inteligência emocional;
domínio das tecnologias e tendências do futuro.
Ainda, é essencial pensar em oportunidades de crescimento dentro da própria empresa. Viabilizar a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI), por exemplo, ajuda a motivar os colaboradores, permitindo que eles saibam onde podem chegar e o que devem fazer.
Garanta flexibilidade
Como você viu, uma das prioridades das pessoas sobre o ambiente de trabalho é ter flexibilidade. O relatório “Flexibilidade no Trabalho” ratifica essa tendência. No estudo, 69,7% das 1013 pessoas questionadas disseram que o trabalho delas ficou mais flexível após a pandemia.
O fato é que a flexibilidade se tornou cada vez mais relevante, sendo apontada como um diferencial para mais de 98,1% das pessoas com vínculo empregatício. Além disso, para 78,8% a flexibilidade é um fator decisivo para trocarem de emprego e, para 83,7%, a questão pode levar à recusa de uma proposta.
Ao mesmo tempo, vale considerar que a flexibilidade não se limita à carga horária ou ao regime de trabalho. Embora essas duas questões sejam as mais valorizadas, outros pontos despertam o interesse de quem respondeu à pesquisa.
Veja por ordem de relevância:
horários flexíveis: 67,1% valorizam;
possibilidade de trabalhar híbrido ou remoto: 50,3%;
autonomia para gerenciar tempos e tarefas: 45,2%;
anywhere office: 41,5%;
benefícios flexíveis: 33,6%;
jornadas reduzidas: 33,1%;
gestão horizontal: 8,2%;
Para incorporar isso à atração de talentos, vale pensar em meios de usar a flexibilidade para ajudar as pessoas a terem mais equilíbrio no dia a dia. Com um apoio à relação entre vida no trabalho e fora dele, é possível atrair mais profissionais alinhados para o negócio.
Promova a diversidade e a inclusão
Para consolidar a cultura da empresa e o employer branding, também é recomendado promover a diversidade e a inclusão. Por si só, essa é uma forma de colocar em prática valores relevantes do negócio, fortalecendo seu propósito.
Um ambiente diverso e acessível também é capaz de atrair mais talentos, com diversas características. Em vez de focar em apenas um perfil específico, torna-se possível contemplar uma grande variedade de profissionais.
Nesse sentido, é interessante instituir políticas de equidade racial e de gênero, por exemplo. Criar políticas afirmativas é uma forma de garantir mais acesso a grupos minorizados, aumentando a diversidade dos times.
Também é válido ter comitês de diversidade, políticas de apoio e até códigos de conduta para coibir o preconceito no dia a dia. Ainda, promover a diversidade e inclusão começa no processo seletivo ao buscar medidas para reduzir e eliminar vieses no recrutamento.
Aproveite indicações de outros colaboradores
Outra estratégia para favorecer a atração de talentos envolve buscar a indicação de profissionais junto a outros colaboradores. Essa estratégia é conhecida como employee referral ou até recrutamento interno, dependendo das características.
A ideia é buscar junto aos profissionais atuais recomendações diretas de outros profissionais que possam se encaixar nas posições e na empresa, de modo geral. Segundo uma pesquisa do Aptitude Research, 84% das empresas acreditam que essa é a forma com melhor custo-benefício para contratar novos talentos.
Além disso, 62% das companhias reduziram o tempo necessário de contratação graças às indicações. Já os colaboradores que recebem uma indicação são 18% mais propensos a ficarem satisfeitos com o trabalho e são 40% mais propensos a ficarem por 1 ano ou mais.
Porém, é preciso ter atenção a dois pontos. Cuidar da cultura organizacional e das condições gerais do ambiente de trabalho é essencial para ser capaz de receber boas indicações e que tenham potencial de retenção.
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Ainda, o programa de indicação precisa ser bem estruturado. Em muitos casos, pessoas colaboradoras que indicam bons candidatos recebem bônus, que podem estar condicionados à permanência do outro profissional, por exemplo.
Avalie e otimize o clima organizacional
Além dos demais esforços, é essencial ter atenção ao clima organizacional. Como as pessoas buscam cada vez mais ambientes saudáveis e positivos de trabalho, o ideal é ter um bom clima.
Para tanto, é crucial saber como avaliar e otimizá-lo. Isso envolve identificar eventuais problemas, conflitos e gargalos, além de buscar soluções eficazes. Por outro lado, todos os pontos precisam estar alinhados com a cultura e com os valores do negócio.
Nesse contexto, é especialmente importante buscar ajuda especializada para diagnosticar o clima organizacional e fazer benchmark de práticas com outras companhias.
Com esse apoio profissional, é possível criar um plano de ação personalizado e focado na melhoria do ambiente de trabalho. Assim, o interesse dos demais profissionais se torna cada vez maior.
Conforme você aprendeu, atrair talentos com eficiência é possível e benéfico para o negócio. Nesse caso, é essencial ter uma boa estratégia para cuidar dos principais elementos que fazem com que as pessoas candidatas prefiram a companhia em detrimento das demais.
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