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Employer branding: a marca empregadora pode ser o seu diferencial

Por que algumas empresas atraem com facilidade os melhores candidatos e outras não? Parte da resposta está no fato de como a empresa constrói sua identidade interna e externa — e é nesse contexto que o employer branding se torna essencial.

Graças a essa abordagem, é possível conectar os colaboradores aos valores e ao propósito do negócio, além de criar experiências positivas e significativas. Em especial, investir nessa questão é um compromisso para o futuro e pode se tornar um ativo estratégico.

Quer entender como otimizar o employer branding pode ajudar a organização? Continue a leitura e entenda por que cuidar dessa parte!

O que é employer branding?

Employer branding ou marca empregadora é uma estratégia focada na construção e promoção da reputação do negócio, em relação à sua força de trabalho. O objetivo é atrair, engajar e incentivar a permanência de talentos, aumentando as chances de sucesso da empresa.

Esse conceito tem a ver com a percepção da empresa perante os profissionais do mercado e seus próprios colaboradores. Na prática, ele tem um grande impacto na capacidade de competir por talentos — em especial, em áreas estratégicas e com escassez profissional.

É necessário compreender que o employer branding vai além das políticas tradicionais de RH. O objetivo é criar uma ponte entre a cultura e os valores da empresa e as expectativas dos profissionais. Assim, o objetivo é fortalecer a conexão entre a organização e sua força de trabalho para gerar impactos positivos.

Por que trabalhar a marca empregadora é cada vez mais importante?

Um dos principais motivos para investir na marca empregadora é o fato de a imagem da empresa ser, muitas vezes, o motivo para as pessoas escolherem onde trabalhar. Em um mercado saturado, esse é um diferencial competitivo cada vez mais relevante, com impactos reais nos resultados.

Veja quais são os principais motivos para trabalhar a marca empregadora!

Facilidade na atração de talentos

As empresas com uma marca empregadora sólida atraem mais candidatos qualificados. Como resultado, é possível reduzir esforços e custos no recrutamento e no treinamento de talentos.

O relatório “Melhores Empresas para Trabalhar 2024”, do Great Place to Work Brasil, mostra que as empresas certificadas receberam um volume recorde de currículos, somando 21,8 milhões de resumos profissionais.

Além disso, nosso relatório “Tendências em Gestão de Pessoas 2025 mostra que as empresas com melhores índices de bem-estar registraram um número até 78% maior de candidatos por vaga. Logo, esse é um diferencial relevante para atrair mais interessados.

Outro ponto importante é que os candidatos tendem a buscar empresas que sejam reconhecidas por suas práticas de valorização e engajamento. Isso contribui com a diversidade de talentos disponíveis, acelera o preenchimento de posições e faz com que a empresa se destaque no mercado.



Redução de turnover voluntário

Quando uma empresa valoriza sua cultura e constrói uma boa reputação, a tendência é que os colaboradores permaneçam mais tempo. Um estudo da Great People Mental Health e GPTW Brasil mostra que companhias com melhores índices de bem-estar têm até 76% menos turnover voluntário

Na prática, isso significa que investir em marca empregadora também ajuda a diminuir a rotatividade e, consequentemente, os custos ligados à substituição dos colaboradores. Há, portanto, uma relação direta entre employer branding e permanência de talentos.

No geral, essa é uma característica que ajuda a manter um ecossistema organizacional mais estável, o que favorece a consolidação e a continuidade dos resultados no longo prazo.

Aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores

Uma marca empregadora sólida também ajuda a estimular o engajamento e a produtividade do time. Isso ocorre porque o employer branding é capaz de inspirar confiança e promover alinhamento com os valores corporativos. Assim, as pessoas se sentem uma parte integrante do sucesso da companhia.

Esse desempenho também está associado ao investimento em saúde mental e bem-estar. Com esses investimentos, é possível criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e que ajuda a manter as equipes mais comprometidas. 

Melhoria no desempenho financeiro

Como as empresas com uma marca empregadora forte se tornam desejáveis para os talentos, é possível diminuir os custos com o recrutamento. Como os talentos certos procuram ativamente o negócio, não é preciso seguir com processos extensos de headhunting.

Como você viu, os colaboradores satisfeitos também são mais produtos, engajados e permanecem por mais tempo. Nessa outra ponta, ocorre a redução de gastos com turnover e treinamento.

De modo geral, as empresas com melhor índice de bem-estar emocional reportam maior lucratividade, em relação aos concorrentes. Desse modo, fica clara a relação entre satisfação interna e lucratividade.

Para os negócios, investir em otimizar a marca empregadora não é apenas uma decisão estratégica. Ela também é financeiramente inteligente e contribui com a performance do negócio nesse sentido.

Maior alinhamento com as expectativas das novas gerações

As novas gerações — em especial, a Geração Z e a Geração Alfa — estão redefinindo o que significa trabalhar com propósito. Para os talentos mais jovens, uma boa remuneração não é suficiente.

É preciso oferecer experiências diferenciadas, flexibilidade, bem-estar e alinhamento genuíno a valores que eles consideram relevantes. Entre eles, estão a questão da sustentabilidade com o tripé ESG (meio ambiente, social e governança) e as iniciativas de Diversidade e Inclusão (D&I).

Ainda, o ambiente de trabalho é cada vez mais multigeracional, o que traz desafios extras e exige adaptação das empresas. Nesse contexto, uma marca empregadora forte é fundamental.

A comunicação clara de valores e de compromissos ajuda a atrair jovens que buscam um trabalho que faça sentido com suas expectativas e interesses. Com isso, é mais fácil incorporar esses talentos ao ambiente de trabalho, o que pode fomentar a inovação, o impacto e o crescimento.

Melhoria na experiência do colaborador

A employee experience ou experiência do colaborador é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar. Uma forma de construir uma jornada positiva é justamente com o investimento na marca empregadora.

Afinal, empresas que adotam práticas voltadas para gerar uma boa experiência, como oferecer benefícios personalizados, promover a saúde mental e criar um ambiente de trabalho, tendem a se destacar. Elas atraem e retêm talentos e ainda se tornam referência em inovação e cuidado.

O investimento no employer branding, com foco na experiência das pessoas, aumenta a satisfação interna e cria um vínculo mais forte da empresa com as pessoas.

Criar uma boa employee experience também é importante porque funcionários satisfeitos podem se tornar verdadeiros embaixadores de marca. O compartilhamento de experiências positivas e genuínas em redes sociais ou conversas pessoais é um exemplo de amplificador orgânico da marca empregadora.

Além de não gerar custos adicionais, esse tipo de comportamento fortalece a marca e expande seu impacto. Logo, vale a pena implementar melhorias que afetem positivamente a percepção interna.

Capacidade de adaptação às mudanças do mercado

Ser capaz de se adaptar às mudanças do mercado faz a diferença para a sobrevivência e para o crescimento de qualquer empresa. Para desenvolver essa habilidade e garantir mais resiliência, o investimento em employer branding pode ajudar.

Afinal, uma equipe engajada e alinhada aos valores da organização é mais receptiva às transformações — sejam elas estratégicas, culturais ou de outro tipo. O fato é que um time mais satisfeito consegue lidar melhor com essas adaptações para acompanhar o ritmo do mercado, colaborando mais e vendo mudanças como oportunidades — e não ameaças.

Parte da construção de marca empregadora também se deve ao investimento no desenvolvimento de lideranças e comunicação interna. Como consequência, fica mais fácil implementar as mudanças estratégicas, tornando o negócio mais preparado para lidar com as oscilações e enfrentar o futuro com confiança.

Fortalecimento da imagem corporativa

Ter uma marca empregadora forte vai além do recrutamento. Na verdade, ela é um ativo estratégico que fortalece a imagem corporativa e aumenta seu impacto. Quando uma empresa é percebida como um ótimo lugar para trabalhar, a tendência é que sua reputação seja fortalecida.

Mais que facilitar a atração de talentos, essa característica ajuda a chamar a atenção de clientes, parceiros comerciais e investidores. Afinal, essa característica transmite estabilidade, confiança e solidez no mercado.

Principalmente, esses efeitos se devem ao fato de as boas práticas internas demonstrarem que o negócio tem coerência entre o discurso e a realidade. Com isso, é possível fortalecer relacionamentos existentes e abrir novas oportunidades de negócio.

Como cuidar da marca empregadora?

Já que otimizar a marca empregadora tem efeitos tão relevantes para os negócios, faz sentido saber como cuidar do employer branding. Esse deve ser um compromisso contínuo e é essencial adaptar as práticas conforme a necessidade.

De modo geral, o primeiro passo envolve o fortalecimento da cultura organizacional. Ela funciona como um pilar central ao alinhar os valores da organização às práticas do dia a dia. Com uma atuação estratégica, é possível criar um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas e conectadas ao propósito da organização.

Outro ponto para observar é a boa comunicação interna. Isso envolve transparência, diálogo aberto e clareza sobre os objetivos para construir confiança e engajamento. Já investir no desenvolvimento de lideranças ajuda a capacitar líderes inspiradores e que influenciam positivamente o negócio.

Cuidar da marca empregadora também envolve oferecer oportunidades reais de crescimento. Além do plano de carreira, há recursos como treinamentos e mentorias — e em todos os casos um dos objetivos é demonstrar aos colaboradores que a empresa acredita no potencial deles. Isso é especialmente positivo para melhorar a retenção e atrair novos talentos interessados em se desenvolver.

Para reforçar junto ao mercado essas e outras práticas de forma confiável, é interessante obter certificações, como do Great Place to Work Brasil

Ao estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar, o negócio tem uma validação externa sobre suas práticas de cuidado com os colaboradores. Como consequência, há um reforço ainda mais significativo para a imagem e reputação do negócio nesse sentido.

Conclusão

Investir em melhorar o employer branding permite construir um ambiente onde as pessoas crescem junto ao negócio. Mais que atrair os talentos certos com facilidade, há como manter as pessoas satisfeitas na empresa por mais tempo e mesmo reforçar a reputação no mercado. Com consistência, autoridade e estratégia, é possível alcançar os resultados relacionados a uma marca empregadora forte.

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