O endomarketing é uma das principais estratégias de marketing que visam melhorar os processos internos de uma organização, contribuindo para captar e fidelizar talentos a longo prazo.
Também chamado de marketing interno, a estratégia de endomarketing é basicamente um conjunto de práticas com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, fortalecer a cultura organizacional e gerar mais benefícios aos colaboradores.
Neste conteúdo, você vai entender como fazer endomarketing de forma adequada para obter impactos positivos no gerenciamento e RH da sua empresa. Confira!
O que é endomarketing?
O endomarketing ou marketing interno vai muito além de melhorar a comunicação entre as equipes e lideranças, pois é uma prática que reúne várias ações com o propósito de melhorar o posicionamento da empresa.
Essa estratégia, ao ser aplicada de forma adequada, alinha metas e necessidades para melhorar o clima organizacional e fidelizar talentos, gerando também benefícios para a lucratividade e produtividade do negócio. Afinal, funcionários motivados conseguem se dedicar mais no trabalho, não é?
Ao melhorar o clima organizacional, por meio de várias ações de endomarketing, a empresa também pode se destacar mais no mercado, o que ajuda a atrair e manter colaboradores esforçados, reduzindo a taxa de turnover e diversos prejuízos financeiros.
Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
Por mais que o endomarketing também envolva a parte da comunicação interna, ele apresenta objetivos e estratégias diferentes. O endomarketing tem foco no alinhamento de objetivos e retornos dos colaboradores, enquanto a comunicação interna envolve a preocupação com os canais internos de informações.
Então, apesar de o endomarketing também se preocupar com a comunicação entre colaboradores e lideranças, ele é um conjunto de práticas que organiza várias questões, entre elas:
Feedbacks das equipes sobre a empresa, o que foi feito de bom e o que pode ser melhorado;
Comunicação efetiva com os gestores, colegas e outros times;
Clima e cultura organizacional na rotina de trabalho;
Eventos, benefícios e treinamentos, entre outros.
Quais são as vantagens de investir em endomarketing?
Se você ainda não implementou endomarketing na sua empresa, é importante entender o porquê de adotar esse conjunto de ações. Confira, a seguir, os principais benefícios para o dia a dia do seu negócio:
Aumento da produtividade;
Melhorias na qualidade dos serviços ou produtos realizados;
Equipe mais engajada com as metas e necessidades da empresa;
Definição dos objetivos e propósitos a serem seguidos;
Mais facilidade para investir em processos de inovação e melhorias contínuas;
Experiências satisfatórias aos colaboradores e, consequentemente, aos clientes.
Com o endomarketing, não são somente os trabalhadores que saem ganhando, mas toda a gestão e empresa também, pois os processos internos tendem a melhorar e gerar impactos positivos para o posicionamento do negócio no mercado.
6 ações de endomarketing
Veja nos próximos tópicos algumas estratégias que podem ser usadas para obter diversos benefícios a longo prazo.
1. Ofereça benefícios aos colaboradores
Nada mais justo do que reconhecer o trabalho das equipes e apresentar uma política de benefícios relevantes aos colaboradores.
Além dos benefícios comuns, como vale-refeição ou alimentação, vale transporte e plano de saúde, é indicado pensar em recompensas exclusivas para momentos importantes, como metas alcançadas, estratégias trabalhadas e treinamentos finalizados, por exemplo.
2. Invista em treinamentos e capacitações
Se você deseja ver sua empresa indo mais longe, por que não fazer o mesmo por quem compõe o seu time? Oferecer treinamentos é essencial tanto para alavancar o perfil profissional de cada trabalhador quanto para gerar melhores resultados nas equipes e na organização como um todo.
De acordo com o Panorama de Treinamentos no Brasil, o maior investimento em capacitações das empresas se deu para as altas lideranças e cargos de gerência e supervisão, o que também é positivo, mas é importante pensar em como aprimorar as competências técnicas e emocionais dos funcionários também.
3. Realize pesquisas de satisfação
As práticas de endomarketing visam oferecer melhorias aos colaboradores, então uma das estratégias recomendadas é saber se está indo tudo bem durante o processo. Por isso, a pesquisa de satisfação é essencial.
A pesquisa ajuda a entender os pontos dos seus colaboradores, obtendo uma visualização mais ampla sobre como tem sido sua percepção sobre a empresa e a rotina de trabalho.
4. Faça melhorias no ambiente de trabalho
Seja home office, remoto, híbrido ou presencial, independentemente do modelo de trabalho do seu negócio, é possível realizar melhorias no ambiente para tornar a rotina mais agradável.
Então, vale pensar em criar áreas para compartilhar ideias, separar espaços para alimentação ou diversão e ampliar o senso de dono dos colaboradores.
5. Ofereça momentos de bem-estar
Que tal promover um momento de alongar o corpo, meditar ou fazer uma ginástica laboral quinzenal ou mensalmente? Fazer isso pode contribuir no aumento do bem-estar das pessoas, otimizando o clima organizacional e, ainda, integrando os times.
De acordo com pesquisa, 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores. Então pensar em formas de melhorar o clima do ambiente de trabalho, gerando mais qualidade de vida para as pessoas, pode alavancar os resultados da sua marca.
6. Desenvolva as lideranças
Há uma grande diferença entre chefia e liderança. Para que as pessoas se sintam inspiradas a prosseguir em seu plano de carreira dentro da empresa, dar sugestões, interagir com os colegas e se dedicar mais, é necessário oferecer desenvolvimento para líderes, abrir espaço para o diálogo e motivar os colaboradores.
Como é possível perceber, o endomarketing vai além de estabelecer metas, ter uma comunicação transparente e oferecer feedbacks mais aprofundados e motivadores. Quais das ações listadas já são praticadas em sua empresa?
Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a implementar novas estratégias de marketing interno dentro do seu negócio, e que os colaboradores se sintam ainda mais parte da organização.
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