As pessoas são diferentes em perfis, valores, comportamentos e crenças, e no mercado de trabalho é fundamental que essas características estejam alinhadas com o que a empresa espera dos seus talentos, por isso a importância de avaliar o fit cultural.
O crescimento e sucesso de um negócio dependem do engajamento dos colaboradores e, para isso, eles precisam se conectar com a cultura organizacional, compreender os objetivos da empresa e sintonizar com suas próprias necessidades.
Veja a importância do fit cultural e saiba como defini-lo na sua empresa!
O Que é Fit Cultural?
Fit cultural é o alinhamento que conecta culturalmente pessoas e empresas, no que diz respeito aos valores, necessidades e objetivos de ambas as partes. Um colaborador com fit cultural ideal é engajado, motivado e contribui ativamente para que a empresa alcance seus propósitos.
A cultura organizacional engloba elementos importantes, como visão, missão e valores, e o fit sincroniza esses conceitos ao comportamento compartilhado pelos membros da equipe, fazendo com que os colaboradores sejam os principais apoiadores e aliados do negócio.
A Importância do Fit Cultural
O fit cultural revela características que envolvem a personalidade e comportamento e, quando associado às hard skills e soft skills, complementam o perfil profissional. Quando as pessoas certas atuam no lugar certo se tornam mais motivadas, produtivas e satisfeitas.
Vale salientar que os melhores talentos buscam empresas onde possam trabalhar e se desenvolver profissionalmente e avaliam a cultura organizacional estabelecendo uma correlação com seus próprios valores antes de aceitarem participar de um processo de recrutamento e seleção.
Logo, contratar pessoas que se encaixem no perfil adequado é fundamental e traz benefícios significativos, como:
Menos turnover
De modo geral, o fit cultural é aplicado nos processos de recrutamento e seleção como critério de contratação de novos talentos. A estratégia deve ter como premissa o fato de que colaboradores satisfeitos dificilmente buscarão oportunidades no mercado.
O senso de pertencimento nasce do entendimento de que a empresa atual é o melhor lugar para trabalhar, aumentando a motivação pessoal e, ao mesmo tempo, as taxas de permanência nas empresas.
Mais engajamento e produtividade
Quanto mais alinhados aos valores e objetivos da empresa, mais engajados e produtivos serão os colaboradores. A conexão da cultura organizacional com as expectativas criadas pelo profissional a partir das suas próprias crenças potencializa o grau de envolvimento e a qualidade das entregas.
Talentos engajados se envolvem com os projetos da empresa, contribuem com ideias e sugestões, impulsionando o conceito de intraempreendedorismo, o que pode gerar soluções eficientes e boas oportunidades para o negócio.
Mais alinhamento na equipe
As contratações efetivas baseadas no fit cultural aumentam as chances de ter uma equipe mais homogênea, apesar das diferenças. Aliás, o alinhamento da cultura é que permite que as diferenças sejam positivas e complementares, uma vez que todos trabalharão sintonizados, em prol de um mesmo objetivo.
Como definir o fit cultural da empresa
Antes de definir o que um candidato com fit cultural precisa ter no perfil para ser considerado ideal é fundamental estruturar ou rever a cultura organizacional.
A descrição dos valores, crenças, comportamentos e condutas da empresa ajuda a desenhar esses mesmos elementos na hora de preencher os requisitos e alinhar o perfil desejado.
Considere três pilares essenciais para alinhar o fit cultural adequado:
valores: para entender se o candidato compartilha dos mesmos princípios éticos-morais da empresa.
personalidade: para saber as soft skills necessárias para assegurar uma conduta comportamental que contribua para relacionamentos saudáveis e ambiente de trabalho positivo.
objetivos: para saber se quais são as expectativas e metas do candidato e se estão de acordo com as da empresa.
Estratégias para avaliar o Fit Cultural
Feito o diagnóstico interno e definido o fit cultural será mais fácil avaliar os candidatos com base nesse levantamento. Em diferentes estágios do processo, é possível usar métodos e estratégias que possibilitam avaliar esse aspecto.
Destacamos algumas práticas de avaliação durante o processo de recrutamento e seleção que podem ajudar a garantir que novos membros da equipe estejam alinhados com a cultura organizacional existente.
Entrevista
A coleta de informações durante as entrevistas fornece ao recrutador boas referências de comportamento, atitudes e percepções que são relevantes para o processo.
Nesse contexto, as perguntas devem ser objetivas, pautadas na cultura organizacional para viabilizar o match perfeito.
É importante criar um ambiente agradável e transparente, para que o candidato se sinta confortável em responder às questões. Vale simular situações cotidianas e perguntar o que o que ele faria caso fosse envolvido e avaliar sua postura enquanto descreve como agiria.
Questionário orientado
Entre perguntas e respostas, os questionários são ótimos em revelar o fit cultural e fornecer dados de avaliação.
Assim como na entrevista, é fundamental ter objetividade e clareza, de modo que os resultados possam ser avaliados individualmente e comparados dentro do conjunto de etapas para avaliar a coerência e consistência no comportamento.
Dinâmica
Avaliar o comportamento dos candidatos em grupo antes que se tornem colaboradores efetivos pode poupar a empresa de muitos problemas futuros. Nas dinâmicas, ainda que em um período breve, é possível identificar traços comportamentais importantes.
Em meio às atividades, as skills emocionais tendem a aparecer, mostrando quando alguém é mais tolerante com o erro alheio ou capaz de esperar sua vez de falar. O nível de competitividade também gera insights sobre o quanto um talento está disposto a colaborar individual e coletivamente.
É primordial que um talento esteja alinhado culturalmente, mas que também apresente as habilidades e competências técnicas necessárias para colocar a empresa em posição de vantagem sobre a concorrência.
O fit cultural é apenas uma das ferramentas estratégicas que ajudam o RH nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, quando bem aplicado, diminui o risco de erro na contratação e facilita as práticas de onboarding para melhor adaptação do novo colaborador enquanto fortalece o vínculo para conectar as expectativas pessoais e corporativas.
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