Sabia que empresas que investem em seus funcionários são mais rentáveis, saudáveis e sustentáveis?
De acordo com um estudo da Great People Mental Health – empresa do nosso ecossistema - realizado com as 150 Melhores Empresas para Trabalhar em 2023 eleitas pela metodologia GPTW, as empresas com melhores índices de bem-estar apresentaram 76% menos chance de saída voluntária (turnover) dos colaboradores do que empresas com menores índices.
Ainda segundo a organização, as empresas psicologicamente seguras para se trabalhar cresceram em média 5.5x mais em comparação a empresas inseguras.
O que todos esses dados indicam é que empresas que cuidam de seus funcionários saem na frente da concorrência e têm impactos positivos nos resultados.
Contudo, não dá para saber a situação da empresa olhando apenas por cima, sem uma análise aprofundada. É necessário coletar dados de forma sistêmica e, ainda mais importante, saber o que fazer com eles.
Selecionamos algumas das nossas entregas para você conhecer a nossa consultoria e descobrir como podemos apoiar a transformação da sua empresa. Confira!
Capital humano e parceria estratégica
A Great People Consulting (GPC) conta com um time de consultores especialistas em gestão de pessoas e mundo do trabalho, preparados para acompanhar os desafios do seu negócio e guiar a empresa durante a sua jornada de transformação.
Sabemos como pode ser difícil implementar determinadas práticas e políticas internamente, seja por receios da alta liderança, seja pela falta de certeza sobre os resultados.
Ter esse acompanhamento próximo do consultor é fundamental para identificar pontos de melhoria e até mesmo conseguir levar um olhar imparcial e oxigenado para a organização, aumentando as chances de implementação do que é realmente relevante para o sucesso dos negócios.
Personalização para alcançar melhores resultados
Reforçamos com nossos clientes que eles precisam ser adaptáveis: o mundo está em constante transformação e, principalmente depois da pandemia, estamos vivenciando tempos de muitas novidades, tecnologias e mudanças.
Mas, para promovermos essa resiliência do lado de fora, primeiro adotamos esse pensamento internamente. As metodologias que usamos são adaptáveis a cada perfil de cliente, e podemos mensurar o que a empresa precisar.
Se uma empresa precisa entender a preferência dos funcionários em relação ao trabalho remoto, híbrido ou presencial, nós conseguimos medir.
Se for necessário compreender como está a diversidade e potencializar a inclusão, conseguimos apoiar as empresas.
Nossas entregas são personalizáveis e atendem às dores dos nossos clientes para que eles transformem suas empresas em lugares melhores, mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis.
Soluções para coletar e analisar dados
Além de atendermos a sua empresa com a pesquisa de clima e engajamento –, dentre outros formatos de pesquisa -, também oferecemos uma análise aprofundada dos dados coletados. Mais do que entender, por exemplo, o risco de turnover, conseguimos compreender o que isso tem a ver com outros indicadores, como a nota da loja, no caso de uma empresa de varejo.
Há, ainda, a possibilidade de as empresas trazerem pesquisas já realizadas e, sem necessidade de novas perguntas, verificarmos os comentários e coletarmos insights essenciais para a implementação de melhorias organizacionais. Tudo isso usando a neurociência e a inteligência artificial a nosso favor.
O que as pessoas dizem, após nossa análise detalhada, se torna um dado essencial para uma tomada de decisão mais efetiva. Conseguimos, por exemplo, avaliar o nível de satisfação ou desmotivação dos funcionários, o que possibilita a criação de planos de ação para aumentar a permanência das pessoas ou reconhecer boas lideranças que estão fazendo o seu melhor para manter suas equipes motivadas e engajadas.
Benchmark de práticas de gestão de pessoas
Um dos nossos maiores diferenciais é o benchmark de empresas referência no mercado com práticas de gestão de pessoas aplicadas em diferentes pilares de negócio. Com experiência de mais de 25 anos com as Melhores Empresas para Trabalhar, subimos a régua quando o assunto é análise de concorrência.
Contudo, vamos além. Analisamos as empresas certificadas e premiadas pelo GPTW, mas também sabemos quando olhar e reconhecer outras boas práticas do mercado. Conseguimos juntar expertise e esse olhar crítico para orientar nossos clientes na construção das melhores práticas para a sua empresa, independentemente do setor de atuação, região ou tamanho.
Não dá para replicar o que está sendo feito em uma empresa internacional de TI em uma escola, por exemplo. Mas dá para potencializar os resultados de ambas, fazendo uma análise exclusiva, detalhada e atenciosa.
Nossos workshops de práticas mostram o que está acontecendo no mercado, enquanto reforçam a necessidade de olhar para dentro para entender o que faz sentido e o que precisa ser aperfeiçoado.
E por que é importante olhar para essas práticas?
Para alcançar os objetivos de negócio
Ao examinar as práticas internas, é possível entender se a empresa está estimulando os comportamentos desejados e necessários para alcançar a estratégia do negócio, além de entender se eles traduzem e tangibilizam a cultura da empresa para o dia a dia das pessoas.
Promover a efetividade das ações atuais
Essa análise também permite compreender se as ações realizadas no momento são efetivas, atendem às expectativas do público interno e são assertivas no que diz respeito ao investimento de tempo e dinheiro.
Manter-se competitivo no mercado
Por fim, olhar para as práticas que estão sendo adotadas internamente possibilita analisar se estão alinhadas com o mercado e se estão sendo um bom recurso para atrair e engajar as melhores pessoas.
Com os workshops, as empresas entendem o que está sendo feito por empresas referência e concorrentes, e pode se inspirar para aprimorar o que tem feito e construir um ambiente cada vez melhor.
Compreensão das lideranças para desenvolvê-las
Segundo Daniela Diniz, Diretora de RI e Conteúdo do Ecossistema Great People & GPTW, em seu livro “25 anos de história da gestão de pessoas nas Melhores Empresas para Trabalhar”:
“Liderança, cultura e clima organizacional têm uma relação visceral. Podemos dizer que a cultura e clima são dois lados da mesma moeda – uma é a personalidade de uma organização e a outra é a sua manifestação. E a liderança? Onde entra nessa equação? Na modelagem da cultura organizacional.”
Por isso, outro fator importante de analisar nas empresas são as lideranças. O despreparo de líderes, inclusive, foi apontado como a prática que mais impacta negativamente o ambiente de trabalho, segundo dados do Relatório Trabalho Ideal.
Na GPC, usamos uma metodologia chamada Liderança For All, em que medimos os 5 estágios dos líderes da sua empresa: Líder inconsciente, líder aleatório, líder transacional, o bom líder e o Líder for all, que conduz pelo exemplo, oferece autonomia e dá poder para seus funcionários.
E por que isso importa?
Somente conhecendo o perfil de liderança que você tem na empresa é possível elaborar planos de ação de desenvolvimento e reconhecimento, fatores essenciais para aumentar a eficácia desses líderes e o engajamento das equipes. Portanto, utilizar ferramentas como o E-NPS, com foco na liderança, é uma boa forma de descobrir como está a relação de cada líder com suas equipes e descobrir pontos fortes e de melhoria.
Foco na experiência das pessoas
Lembra que lá em cima mostramos dados que reforçam a importância de cuidar das pessoas?
Hoje, investir em people experience – ou experiência das pessoas - não é mais um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade para as empresas que desejam obter os melhores resultados.
Contudo, as pessoas são diversas e têm diferentes anseios em relação ao trabalho, e isso perpassa toda a sua jornada nas organizações: do onboarding à aposentadoria. Criar a melhor oferta de benefícios, oferecer uma remuneração justa, implementar novas políticas e fazer qualquer transformação na empresa só pode dar certo se, antes, as pessoas se sentirem ouvidas.
Por isso, é essencial saber ouvi-las. As empresas precisam entender o que seus funcionários buscam e como elas podem - de forma estratégica para os negócios, claro – suprir essas demandas para oferecer a melhor experiência e, assim, ter pessoas mais motivadas, engajadas e produtivas.
Mas quando falamos de pessoas, sabemos que não estamos falando de uma tarefa fácil. Escutá-las, compreender seus anseios e transformar tudo isso em um plano de ação palpável e alinhado à estratégia organizacional não é algo simples.
Oportunidades de potencializar resultados
Contratar uma consultoria de gestão de pessoas é dar um grande passo rumo à transformação do ambiente de trabalho.
Por isso, não estamos falando somente de uma contratação de fornecedor, mas sim da escolha de uma parceria. Nessa parceria, nosso foco é encontrar possibilidades de melhoria e de desenvolvimento para potencializar os resultados de negócio.
Com a Great People Consulting, a sua empresa vai entender por que as pessoas permanecem e por que elas vão embora. Vai entender os fatores que se relacionam com cada uma dessas ações: elas ficam porque gostam do ambiente, porque são bem remuneradas, porque têm boas relações com as lideranças. Ou, quem sabe, elas se vão porque as lideranças não estão preparadas, os benefícios não são considerados justos ou algo na cultura poderia ser melhorado.
Entender tudo isso e saber correlacionar esses dados é saber exatamente o que a sua empresa precisa.
Por isso, reforçamos que investir em uma consultoria é contratar um parceiro de negócios para ir além. Para amplificar a escuta dos colaboradores, coletar dados, obter mais resultados, fornecer uma experiência melhor para as pessoas, se destacar da concorrência e construir um excelente ambiente de trabalho.
Nós, da Great People Consulting, estamos à disposição para fazer isso acontecer na sua empresa.
Entre em contato com nossos consultores para descobrir o melhor caminho para a sua organização.
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