O envolvimento direto dos colaboradores nos projetos da empresa, com ideias e sugestões, pode gerar soluções mais rápidas e resultados surpreendentes. A prática do intraempreendedorismo cria um ambiente mais saudável e aberto à inovação.
Além da valorização dos times internos e estímulo à contribuição, é uma iniciativa capaz de atrair os melhores talentos. O crescimento e evolução de um negócio depende da dedicação e comprometimento da força de trabalho, o que pode ser alcançado com essa estratégia.
O que é intraempreendedorismo?
Criado na década de 1970 e cada vez mais difundido na atualidade, é um processo que se baseia em práticas de incentivo à criatividade e inovação nas empresas. Seu objetivo é fazer o negócio prosperar com a participação efetiva dos talentos, por meio das ideias e sugestões.
A aplicação do intraempreendedorismo permite à organização encontrar ou criar oportunidades e soluções inovadoras com a ajuda dos colaboradores. Com maior autonomia e liberdade de trabalho, os times são envolvidos nos processos e atividades, convidados a colaborar com seus conhecimentos, habilidades e competências.
Para atender à demanda do mercado e entregar bens cada vez mais alinhados a essa necessidade, com a estratégia é possível diferenciar a empresa. Uma empresa que coloca sem capital humano em um lugar de prioridade consegue agregar valor ao produto ou serviço, aplicando as contribuições para aprimorar a qualidade das entregas.
Por que fomentar esse conceito no ambiente de trabalho?
O intraempreendedorismo beneficia a empresa de muitas maneiras, pois fortalece a cultura organizacional, aumentando sua competitividade. Veja alguns dos motivos para implementar essa prática:
Incentivo à criatividade e inovação
Uma conduta intraempreendedora leva os talentos a se comportarem dentro de uma cultura de inovação, ou seja, usando a criatividade para desenvolver melhor o trabalho. Quanto mais livres para criar e contribuir, mais pertencentes e engajados eles se sentirão, com um desejo genuíno de ver a empresa crescer e se destacar no mercado.
Promoção de melhorias dos processos
A melhoria contínua é fundamental para organizações que desejam se consolidar como marcas empregadoras e de referência. Em um cenário intraempreendedor, juntos, empresa e colaboradores se esforçam e estão sempre atentos à qualidade, evitando falhas, retrabalho e, consequentemente, desperdícios e eventuais prejuízos.
Satisfação dos stakeholders
As pessoas envolvidas com a empresa, direta ou indiretamente, esperam e desejam qualidade e eficiência para continuar investindo e apostando na marca. Assim, é importante pensar em soluções que englobam não só os investidores e clientes, como também fornecedores, órgãos públicos, parceiros, colaboradores e outras partes interessadas — um intraempreendedorismo promove uma brainstorming mais direcionado aos diversos públicos dentro do grupo de stakeholders.
Resposta às mudanças
Uma empresa culturalmente inovadora é mais preparada para se adaptar à velocidade das mudanças e lidar com cenários de incertezas. Em algum momento será necessário ajustar os processos e atividades para continuar atuante no mercado e o intraempreendedorismo possibilita, por meio das pessoas, que a organização seja capaz de se reinventar, caso seja necessário.
Atração e permanência de talentos
Os colaboradores que se sentem valorizados e visualizam o crescimento na carreira dificilmente deixarão a empresa para buscar oportunidades no mercado. Por outro lado, aqueles que estão à procura de uma marca que seja capaz de reconhecer o valor de seu capital humano farão de tudo para conquistar e preencher uma vaga.
Como desenvolver o intraempreendedorismo na organização?
O intraempreendedorismo está relacionado à inovação e valorização da capacidade criativa, por isso, não basta apenas implementar e se denominar uma empresa que incentiva a prática. É preciso fomentar uma cultura verdadeiramente inovadora e, para isso, envolver líderes e colaboradores.
Veja algumas ações para desenvolver o intraempreendedorismo na empresa!
Prática da escuta ativa
Ouvir atentamente o que cada colaborador tem a dizer e incentivar o pensamento coletivo são práticas importantes para fortalecer a ideia do intraempreendedorismo. Demonstrar real interesse fará com que os talentos tenham mais liberdade e até mesmo coragem de propor soluções e dar opinião quando o time estiver reunido.
Capacitação dos colaboradores
Do conceito às competências e habilidades necessárias a um comportamento intraempreendedor, capacitar os talentos é uma forma de aumentar o potencial de mudança e adaptação dos profissionais a esse novo cenário, o que pode ser feito por meio de treinamentos.
Desenvolvimento das lideranças
Líderes têm um papel essencial na transformação da empresa em uma marca que investe no intraempreendedorismo. A liderança tem grande responsabilidade em fazer com que cada colaborador entenda a necessidade de mudança e se sinta encorajado a dar sugestões, sem receio de ser repreendido.
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Um líder deve ser capaz de trabalhar a inovação e o intraempreendedorismo nas equipes, bem como identificar as pessoas com esse perfil. Logo, é preciso formar e preparar as lideranças para estabelecer uma relação de confiança com seu time, construindo um ambiente seguro e com foco no crescimento coletivo para que as colaborações surjam de forma natural e intuitiva.
Incentivo e recompensa pela geração de ideias
Ter um canal de comunicação oficial para informar sobre a aplicação do intraempreendedorismo – desenvolvimento de uma cultura inovadora, incentivo à colaboração, planos de recompensa – ajuda a disseminar o conceito e uniformizar o entendimento sobre as medidas que serão adotadas.
É importante que, para atrair, engajar e estimular a participação, a empresa saiba reconhecer e recompensar seus colaboradores de alguma maneira. A valorização pode vir por meio de feedbacks positivos, bonificações ou prêmios em um cenário de benefício coletivo, por exemplo.
O intraempreendedorismo, mais que um conceito, deve ser visto por todos como uma oportunidade real de melhoria da empresa para aumentar sua eficiência, competitividade e credibilidade no mercado sem, contudo, deixar de lado seu bem mais precioso que é o capital humano.
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Então aproveite para conferir mais um artigo, dessa vez sobre os benefícios de construir uma cultura organizacional positiva!
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