O que faz com que um profissional queira trabalhar e construir a carreira em uma empresa? A jornada do colaborador pode ser determinante para a atração e permanência de talentos, considerando os diferenciais que fazem com que as pessoas queiram criar vínculos e contribuir para o crescimento do negócio.
As pessoas estão em busca de equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional, por isso a importância de promover um ambiente de trabalho saudável e oferecer benefícios compatíveis com as necessidades individuais.
É preciso pensar nos objetivos empresariais sem, contudo, negligenciar as expectativas de trajetória do colaborador desde o primeiro contato que ele tem com a empresa. Há um longo caminho de engajamento a ser percorrido que começa na admissão e se desenvolve em todo o tempo de relacionamento.
Nesse contexto, o RH tem um grande desafio na gestão de pessoas, que é criar e desenvolver estratégias capazes de atrair e manter os melhores talentos, fazendo do employee experience uma prioridade dentro da empresa. Saiba mais ao longo deste conteúdo!
O que é a jornada do colaborador?
É o conjunto de ações realizadas pela empresa e alinhadas com os objetivos do negócio que permitem ao colaborador uma vivência profissional durante o tempo em que existir o vínculo, desde o momento da admissão.
A jornada do colaborador está diretamente ligada à cultura organizacional e aos valores que defendem a importância das pessoas para o sucesso do negócio, o que precisa ser demonstrado claramente com ações concretas de valorização e cuidado.
Seu principal objetivo é promover e aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa em todo o seu ciclo de relação com a companhia.
Quais são as etapas desenvolvidas na jornada do colaborador?
Dividida em etapas, a jornada do colaborador abrange diversas camadas de envolvimento dos profissionais que atuam na empresa. Em cada uma delas, há a proposta de oferecer a melhor experiência e impactar as pessoas positivamente.
Atração e Recrutamento
O recrutamento é o primeiro contato do colaborador com a empresa. Portanto, para despertar o interesse e fazer com que as pessoas desejem fazer parte da equipe, a empresa precisa investir em estratégias de atração, como:
definição do perfil ideal para os processos seletivos;
alinhamento do fit cultural, com ênfase nos valores e escolha das pessoas que estejam em sintonia com a cultura;
divulgação atrativa da vaga em canais diversos, com ênfase nos diferenciais da marca;
criação de um bom programa de benefícios.
A fase do recrutamento serve para avaliar as habilidades necessárias para o preenchimento adequado da vaga e identificar se os candidatos estão alinhados com os valores e cultura. A seleção e contratação do talento certo, além de evitar custos e retrabalho, vai aumentar a produtividade e reduzir os índices de turnover.
Mesmo para aqueles que não forem recrutados e selecionados no momento, o feedback é essencial, para mostrar a transparência com que a empresa realiza seus processos. Certamente, se no futuro houver uma nova oportunidade, o profissional não pensará duas vezes em participar do processo.
Integração/onboarding
Passada a etapa do recrutamento e seleção, o candidato aprovado será integrado por meio do onboarding. É importante que ele seja apresentado à empresa, conheça a história da marca e, sobretudo, sua cultura organizacional.
É também no onboarding que devem ser apresentados a missão, visão e valores, bem como a estrutura organizacional. Em seguida vem o detalhamento da função e como será a avaliação de desempenho nos primeiros meses.
Nesse momento, o colaborador embarca em uma nova jornada e precisa ter ciência e segurança de que a empresa dará todo o suporte, por meio da equipe, liderança e RH.
É um estágio de ambientação e adequação a um novo ambiente e relacionamento com diferentes pessoas, que requer acolhimento e empatia. Por isso, é importante que a empresa desenvolva um processo de onboarding e rampagem bem estruturado.
Engajamento
Na próxima etapa, é preciso investir no ambiente de trabalho e torná-lo o mais saudável possível para engajar os colaboradores, não importa seu tempo de vivência na empresa. Em qualquer estágio, para que os profissionais se comprometam com suas atividades e desejem permanecer na empresa algumas ações devem ser desenvolvidas:
colocar o conceito de People Centric em prática;desenvo
lver as lideranças para que sejam inspiradoras;
gerar oportunidades reais de crescimento;
valorizar os esforços e reconhecer os bons resultados;
estimular o senso de pertencimento;
viabilizar o aprimoramento profissional;
estabelecer uma comunicação com abertura para o diálogo.
Quanto mais engajado, mais o colaborador será comprometido com o trabalho e qualidade das entregas. Além disso, profissionais satisfeitos conseguem dividir o tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional, o que reflete em seu comportamento no dia a dia.
Desenvolvimento Profissional
É fundamental que a empresa elabore um programa de desenvolvimento profissional que seja aplicável a todos os colaboradores sem distinção. Afinal, é preciso, de tempos em tempos, capacitar os colaboradores para que executem suas atividades com o máximo de eficiência.
Fora isso, o desenvolvimento profissional demonstra a preocupação da empresa com o crescimento e carreira dos seus colaboradores. Proporcionar treinamentos, cursos, capacitações e participação em palestras e seminários é uma forma de investir no potencial de cada profissional e dizer que ele é importante para o sucesso da marca.
O modo como o conhecimento é oferecido influencia o grau de aproveitamento, portanto:
defina com clareza os objetivos;
escolha as metodologias mais apropriadas;
contrate especialistas que transmitam confiança e autoridade;
monte um cronograma atrativo;
estimule a aplicação prática do aprendizado teórico.
Movimentações
Nada é tão bom que não possa ser melhorado, já dizia um ditado popular e que se aplica perfeitamente nessa etapa de jornada do colaborador. Mesmo que o profissional contratado para determinada função esteja desenvolvendo suas atividades com eficiência e precisão, um dos fatores de engajamento e motivação é poder experimentar novas responsabilidades.
Tanto a promoção quanto a transição de carreira funcionam como uma injeção de ânimo, que pode engajar ainda mais e revelar talentos desconhecidos. Por mais que no processo seletivo sejam identificadas as competências mais importantes, ao longo da carreira o profissional pode adquirir outras tantas que serão mais úteis em uma nova função.
As movimentações representam o reconhecimento e valorização dos talentos, além da confiança depositada e oportunidade de migrar e continuar evoluindo dentro da mesma empresa.
Saída/offboarding
O processo de offboarding pode ocorrer por diversos motivos, como demissão, resignação ou aposentadoria. Se a demissão se deu por iniciativa do colaborador é crucial entender o que motivou seu desejo de saída, servindo de base para ações de retenção e redução da rotatividade.
Em um possível encerramento da jornada do colaborador com a empresa é importante que o desligamento seja feito de modo positivo. É preciso evitar ao máximo desligamentos provocados pela insatisfação e desengajamento do profissional com a marca.
Seja por decisão da empresa ou do colaborador, a etapa é delicada, pois representa uma ruptura da rotina e encerramento de um ciclo. É essencial que seja conduzida com responsabilidade e humanização para que a experiência seja a melhor possível, para criar uma memória o mais positiva possível para as duas partes.
Quando o processo de desligamento ocorre com transparência, pautado em argumentos que fazem sentido para as partes envolvidas, o aprendizado é inevitável. Do lado do colaborador, sobre suas habilidades técnicas e comportamentais; do lado da empresa, sobre a efetividade das estratégias e práticas de retenção de talentos.
Como melhorar a jornada do colaborador?
A construção e desenvolvimento da jornada do colaborador não deve ser um processo engessado e inflexível, mas suportado pela percepção que os profissionais têm da empresa e como se sentem no ambiente de trabalho.
Cada etapa desenvolvida e aprimorada para construir uma jornada saudável e evolutiva será uma oportunidade de aprendizado da empresa enquanto responsável pela qualidade de vida e bem-estar das pessoas que não medem esforços para o seu crescimento.
Entre as ações que podem ser feitas para melhorar a jornada do colaborador, sugerimos algumas que podem surtir um efeito positivo e gerar os insights necessários de mudanças e melhorias:
Escute as pessoas
A participação ativa das pessoas no desenvolvimento de projetos e decisões da empresa estimula o senso de pertencimento. Poder sugerir, opinar ou até discordar, faz com que cada colaborador sinta que seu trabalho é importante e que sua contribuição é válida para os resultados da empresa.
Com a escuta, empresa e lideranças conseguem entender alguns aspectos sob a ótica dos colaboradores e dar passos mais certeiros nas decisões.
Desenvolva iniciativas personalizadas
As pessoas são diferentes na vida e também no trabalho, logo, suas aspirações e necessidades profissionais estão ligadas às necessidades pessoais. É fundamental que as iniciativas não sejam aplicadas de forma homogênea, sem levar em conta as particularidades de cada indivíduo.
Mesmo que a empresa desenhe políticas de gestão de pessoas com foco no engajamento e desenvolvimento profissional é possível criar ações personalizadas, levando em conta o que cada um precisa para se sentir bem, feliz e produtivo no ambiente de trabalho.
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Capacite as lideranças
Os líderes têm um papel de grande relevância na jornada do colaborador, sendo responsáveis diretos pelo estado motivacional dos colaboradores. O envolvimento da liderança com a trajetória dos profissionais enquanto talentos e pessoas prioriza a trajetória e não apenas a execução das tarefas e resultados.
Uma liderança empática, com gestão humanizada, olhará para sua equipe com o desejo de ver todos crescerem e se desenvolverem, construindo uma carreira de sucesso sem deixar de lado os aspectos importantes da vida fora da empresa.
Realize pesquisas de satisfação
A realização de pesquisas de satisfação permite entender o clima organizacional, se a cultura está alinhada com as necessidades e propósitos dos colaboradores e, acima de tudo, o que deve ser corrigido e o que pode ser aprimorado.
Os resultados das pesquisas servem de análise e de elementos para desenvolver melhor a cultura de engajamento que leva tempo para ser consolidada. A partir das pesquisas é possível entender o que pode ser feito para melhorar a jornada do colaborador:
melhorar a comunicação interna.
promover feedbacks contínuo.
investir em treinamentos.
criar programas de incentivo e reconhecimento.
promover a diversidade e inclusão.
implementar benefícios flexíveis.
cuidar da saúde mental e física dos colaboradores.
Uma marca considerada empregadora deve ir além das ações de branding e investir na jornada do colaborador, de modo que o capital humano esteja sempre em primeiro lugar. A vantagem competitiva começa na capacidade da empresa de montar um time forte, estável e em total sintonia com os objetivos do negócio e suas próprias necessidades.
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